ONU cria documento condenando neonazismo e neofacismo


Documento condena Glorificação do
Nazismo (Pedro Almeida/Creative Commons)


Portal EBC / Prensa Latina

A Organização das Nações Unidas lançou um documento nesta quinta-feira condenando as práticas de neonazismo, o neofascismo e outras ideologias nacionalistas violentas baseadas em preconceitos raciais e nacionais. O título do documento se chama Glorificação do nazismo: inadmissibilidade de certas práticas que contribuem a exacerbar as formas contemporâneas de racismo, discriminação racial, xenofobia e formas conexas de intolerância.

A Assembleia Geral aprovou na quinta-feira por uma maioria de 129 países e 54 abstenções uma resolução sobre esse assunto proposta por sua Terceira Comissão, encarregada dos assuntos sociais, humanitários e culturais. Países como os EUA, Canadá e Palau votaram contra a criação do texto.

O documento condena a o reaparecimento dessas práticas e sublinha que esses fenômenos não têm justificativa "em nenhum caso nem sob nenhuma circunstância" e alerta sobre "a glorificação do movimento nazista e daqueles que foram em seu dia membros da organização Waffen-SS".

Glorificação do Nazismo também alerta para surgimento de grupos de cabeças raspadas e o ressurgimento da violência racista e xenofóbica contra membros de minorias nacionais, étnicas, religiosas ou linguísticas.”

Comentários

Leia Mais..