Jogar videogame desperta emoções profundas, afirma estudo

 
Pedro Sibahi, Brasil Post

"Quem nunca se apaixonou por algum personagem de um bom filme, ou foi levado para outro universo por um livro bem escrito?

É consenso que a literatura e o cinema podem envolver o leitor e o espectador de forma profunda, causando emoções e até choro. A mesma coisa não acontece com o videogame - até o momento.

Uma nova pesquisa da Universidade Estadual da Pensilvânia mostra que os jogos de videogame podem causar emoções profundas e envolver os jogadores tanto quanto outras formas de arte mais tradicionais.

"Videogames normalmente são estereotipados como algo que serve apenas para se divertir ou se entreter, mas não como algo que possa ser profundamente apreciado", afirmou Mary Beth Oliver, professora de estudos de mídia e autora da pesquisa.

É verdade que existem jogos superficiais e sem roteiros envolventes, que não passam do mero entretenimento, mas o mesmo acontece com muitos livros e filmes.

Segundo Nick Bowman, professor assistente da Universidade de West Virginia, que participou do estudo, o foco crescente na narrativa e nas emoções é uma evolução natural dos videogames.

É verdade que os primeiros jogos eram limitados, não só pela narrativa mais pobre, como também por questões gráficas e de jogabilidade. Hoje a tecnologia permite que os jogadores efetivamente participem de uma história e tenham até que tomar decisões morais lidando com os resultados de suas escolhas.

A pesquisa foi feita com 512 jogadores que foram divididos em dois grupos, e tiveram que relembrar os jogos que foram mais divertidos e mais significativos. Depois eles classificaram suas percepções dos jogos. enquanto ambos os grupos disseram que os jogos foram divertidos, eles disseram que gostaram mais dos jogos que eram emocionalmente significativos."
Via Google Plus

About Antonio Ferreira Nogueira Jr.

Contato- nogueirajr@folha.com.br
Revista- WMB

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários: