O desabafo de um jovem negro sobre os arrastões no Rio de Janeiro

"Durante toda a vida, fui 'confundido' com bandido apenas por ser negro. Meu mundo é assim. A toda hora ter que provar que sou honesto (...)". Jovem negro publica desabafo nas redes sociais sobre arrastões no Rio de Janeiro


Em tempos em que a Polícia Militar do Rio de Janeiro impede que adolescentes da periferia vão à praia para “prevenir” arrastões, um jovem negro fluminense faz um desabafo nas redes sociais.

“Durante toda a vida, fui ‘confundido’ com bandido apenas por ser negro. Meu mundo é assim. A toda hora ter que provar que sou honesto”, diz o editor Ernesto Xavier.

O depoimento de Ernesto Xavier carrega o debate sobre a violência no Rio de Janeiro, com os arrastões do último fim de semana, e também as políticas de segurança equivocadas das autoridades, em um verdadeiro Minority Report do crime.

O foco do “trabalho preventivo”do policiamento tem sido jovens negros e pobres.

Na última semana, reportagens noticiaram que ônibus com adolescentes da periferia carioca eram revistados pela PM simplesmente por ter adolescentes indo à praia.

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, justifica que esses menores não pagam passagem do ônibus e, por isso, vêm sendo monitorados pela polícia. Segundo ele, a intenção dos adolescentes é roubar na praia.

Ante as palavras do governador, Ernesto explica que uma simples corrida na orla do Rio é um risco à própria vida:

“Enquanto você tem medo de ir à praia e perder seu Iphone, eu tenho receio de morrer. Não é justo pra ninguém, correto?”

A íntegra do depoimento:


Sou negro. Neste momento estou trajando bermuda de praia e camiseta. Estou em Copacabana. Vou correr na areia da praia. Não levarei dinheiro, nem documentos.
Segundo a lógica carioca posso ser preso, levarei um tiro ao correr ou vou apanhar de um justiceiro.
Para você que acha que me faço de vítima: essa é a minha realidade.
Enquanto você tem medo de ir à praia e perder seu Iphone, eu tenho receio de morrer.
Não é justo pra ninguém, correto? ...
Ver mais



Curtir




Via Google Plus

About Antonio Ferreira Nogueira Jr.

Contato- nogueirajr@folha.com.br
Revista- WMB

    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 Comentários:

Anônimo disse...

Mas pq correr na praia sem ao menos levar o documento. Pois é obrigação do cidadão brasileiro, portar sempre, em qualquer lugar que seja, seu documento de identificação.
O fato das pessoas terem medo de roubar o iphone, não é só isso,e sim sofrer algum tipo de violência, ou morrer tb. Pois há vários latrocinios pela cidade ocorrendo diariamente.

Anônimo disse...

Mimimi desnecessário.