ONG denuncia ‘Escola Sem Partido’ à ONU


Da Revista Fórum -

 O IDDH (Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos) enviou um relatório denunciando o avanço do programa chamado “Escola sem Partido” aos Relatores Especiais da ONU para o Direito à Educação e para a Liberdade de Opinião e Expressão.

O instituto diz que o direito à liberdade de opinião e expressão estão sendo colocados em xeque pela iniciativa. “O IDDH identificou a apresentação do projeto de lei em, pelo menos, 15 cidades, sendo 6 capitais (incluindo Rio de Janeiro e São Paulo), 10 estados brasileiros e o Distrito Federal. Ademais, o PL já foi aprovado no estado de Alagoas e nas cidades de Picuí (PE) e Santa Cruz de Monte Castelo (PB)”.

Em uma nota publicada no site do IDDH, eles acusam o Escola Sem Partido de usar a justificativa de “garantir direitos”, mas que na verdade o que está por trás é uma tentativa de “vigiar e cercear a liberdade de ensino nas escolas”.

“Ao proporem a neutralidade na escola, na verdade, visam anular a individualidade e o poder emancipatório do próprio aluno, ignorando sua condição de sujeito de direitos e questionando sua capacidade de formar opiniões próprias”, completam.

O IDDH ainda usa como exemplo um dos objetivos da educação segundo a Unesco que é garantir o pleno desenvolvimento humano e preparar os indivíduos para o exercício da cidadania.

“Por essas razões, o IDDH solicitou aos Relatores Especiais para a Educação e Liberdade de Opinião e Expressão da ONU que se manifestem oficialmente repudiando a proposta do Programa Escola Sem Partido”.

Veja a nota na íntegra aqui
Via Google Plus

About Antonio Ferreira Nogueira Jr.

Contato- nogueirajr@folha.com.br
Revista- WMB

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários: