Le Monde: caso Geddel é 'remake político do filme Aquarius'


Jornal francês Le Monde chamou de "Remake político do filme Aquarius no Brasil" a crise no governo de Michel Temer que derrubou Geddel Vieira Lima da Secretaria de Governo; em editorial, o Le Monde disse serem "enormes" as similaridades entre o filme do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, estrelado por Sônia Braga, e o motivo da demissão alegado por Calero; "De repente, a realidade supera a ficção", escreveu o periódico francês; o ex-ministro da Educação Renato Janine classificou o episódio como envolvendo o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero como "mandinga de Aquarius"

Brasil 247 -

O jornal francês Le Monde chamou de "Remake político do filme Aquarius no Brasil" a crise no governo de Michel Temer que derrubou Geddel Vieira Lima da Secretaria de Governo, depois que o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero revelou ter sido pressionado para liberar um empreendimento imobiliário em Salvador (BA) de interesse de Geddel.

Em editorial publicado na quarta-feira 23, o jornal francês disse serem "enormes" as similaridades entre o filme do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, estrelado por Sônia Braga, e o motivo da demissão alegado por Calero. "De repente, a realidade supera a ficção", escreveu o periódico francês.

A comparação com o filme Aquarius também foi feita pelo ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro. "Quem diria, não é?, a cultura! Uma área de pouco peso político. Mas a única que reverteu seu rebaixamento de ministério a secretaria. E que agora periga derrubar sabe Deus quantos... A força da cultura existe. É a mandinga de Aquarius", disse Janine.

O caso de corrupção no governo de Michel Temer repercutiu também no jornal argentino Clarín, que definiu a história como escândalo. "Ministro de Temer é acusado de corrupção", escreveu. Já a rede alemã Deutsche Welle também narrou o episódio em um texto publicado em português, com o título "Ex-ministro diz que foi pressionado por Temer no caso Geddel".
Via Google Plus

About Antonio Ferreira Nogueira Jr.

Contato- nogueirajr@folha.com.br
Revista- WMB

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários: